penguin books

para quem não conhece, a penguin é a maior editora de livros do reino unido, da índia e da austrália. ela foi criada em 1935 e revolucionou o mercado ao trazer grandes títulos em livros de capa mole, que na época eram associados à literatura de baixa qualidade. 

seguindo a idéia de otimização dos custos e eficácia na produção a editora contratou jan tschichold (renomado tipógrafo e professor da bauhaus) para ser o diretor de arte da empresa. além de criar o clássico modelo de capa com as três listras horizontais (duas coloridas que variavam de acordo com a coleção e uma branca no meio) ele redesenhou a marca da empresa.

já nos anos 60 coube a germano facetti a tarefa de modernizar a imagem da editora, mas sem perder de vista a idéia de pensar nos livros como um todo e não isoladamente. com a ajuda de romek marber e outros designers e das novas técnicas de impressão, facetti atingiu o objetivo devolvendo a editora sua posição de vanguarda no mercado editorial ao criar uma centena de capas que apesar de diversas possuíam uma unidade gráfica.

desde então a editora manteve seus status de referência no design editorial e para comemorar seus 70 anos, ela convidou 70 capistas para criarem 70 capas, que deveriam ser feitas em 7 dias e cada um receberia 70 libras para desenvolvê-las. nenhum dos convidados recusou. quem pode, pode. quem não pode se sacode.

abaixo algumas capas da penguin dos primórdios até hoje em dia.