bruno novelli

seguindo a mostra de artistas brasileiros, agora um da nova geração. desta vez preferi copiar o texto retirado do próprio site do bruno, assinado lorenzo gatti da revista rojo.

mitológico, espiritual, panteísta : estes são os primeiros adjetivos que ilustram o mundo metafísico de bruno 9li, um dos artistas emergentes mais interessantes do panorama brasileiro. ao mesmo tempo bruno 9li (bruno novelli, 1980) sintetiza sua produção artística com algumas dicotomias e contradições do cenário cultural brasileiro: metropolitano, efêmero e tecnológico.

em seus trabalhos, animais parecem remeter aos diários e bestiários das primeiras explorações européias no "novo mundo", heróis épicos se impõem à atenção do espectador através de uma imersão em um mundo sobrenatural e ancestral. um retorno às origens, uma era perdida cheia de simbologia, onde pode-se notar referências à cultura pop, comix e filmes de ficção científica.

com um traço frenético e saturado, bruno 9li desenha um mundo caoticamente ordenado, regrado por uma alquimia misteriosa que controla, entre passado e futuro, morte e ressurreição, metamosfoses fantásticas e mudanças genéticas entre bestas, semideuses e andróides.